quinta-feira, 23 de julho de 2009

NOVA LIDERANÇA CENTRAL SINDICAL... ESTÁ SURGINDO NO BRASIL...

DA ESQUERDA PARA DIREITA: CHIQUINHO PEREIRA(SECRETÁRIO/UGT/SÃO PAULO) E ESPEDITO NERY(DIRETOR/PRESIDENTE/SINSDER/PB).
DA ESQUERDA PARA DIREITA: CHIQUINHO PEREIRA(SECRETÁRIO/UGT/SÃO PAULO),JOSÉ BARBOSA(DIRETOR DE PATRIMÔNIO/SINSDER/PB),ESPEDITO NERY(DIRETOR –PRESIDENTE/SINSDER/PB), PEDRO SEVERINO(DIRETOR SINDICAL/SINSDER/PB),VIEIRA LINS(DIRETOR PRESIDENTE DO SINDICATO DETRAN/PB) E GUSTAVO WALFRIDO(PRESIDENTE UGT/PE).

VÍDEO SOBRE...

CCPJ – ENTREVISTA CHIQUINHO PEREIRA





NOVA LIDERANÇA CENTRAL SINDICAL...
ESTÁ SURGINDO NO BRASIL...



CHIQUINHO PEREIRA DA UGT
(FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA FILHO)

Nasceu em Aguiar (Paraíba), em 2 de novembro de 1954. É filho de Francisco Pereira de Sousa e Cosma Domitila de Sousa e tem nove irmãos: Neci, Geraldo, Antonio, José, Maria, Pedro, Ivan, Elizabete e Adriana. É casado com Gislene Aparecida de Souza e tem dois filhos: Lucas, com 9 anos, e Maria Eduarda, com 5 anos.

Aos 7 anos veio com sua família para São Paulo. Na juventude, fixou-se no duro trabalho das padarias, onde qualificou-se como confeiteiro. Convivendo com as indignas condições de trabalho a que estava submetido, aproxima-se do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da militância política.

Chiquinho Pereira participa desde o início da década de 1970 dos debates de temas como os amplos processos de mudança social, desenvolvimento econômico, democracia, distribuição de renda e inclusão social. Entra para a diretoria do Sindicato dos Padeiros. Neste mesmo período, ingressa no PCB quando o conhecido “partidão” estava na mais profunda ilegalidade e clandestinidade.

No Brasil, apesar da repressão desencadeada pelo golpe militar de 1964, Chiquinho participou das lutas pela anistia política, pela redemocratização do País e pela realização de eleições livres para a Presidência da República, no movimento histórico conhecido por Diretas, Já! Participou intensamente da mobilização pelas conquistas sociais e garantia dos direitos dos trabalhadores na Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e do movimento popular pelo impeachment do presidente Collor.

Em 1987, depois de anos de militância no Partido ainda clandestino, foi eleito para o Comitê Central do PCB, no seu 8º Congresso Nacional, o primeiro realizado na legalidade, e, em 2003, eleito para sua Executiva Nacional, já com o nome de Partido Popular Socialista. Chiquinho também é tesoureiro estadual do PPS (SP).
Antes de eleger-se, em 1987, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, teve destacada atuação político-sindical nas Enclats (Encontros Estaduais da Classe Trabalhadora) que culminaram com o primeiro Congresso Nacional das Classes Trabalhadoras (CONCLAT), predecessor de todas as atuais centrais sindicais brasileiras pós-golpe militar de 1964.

Como presidente, foi responsável, juntamente com a sua diretoria, pelo crescimento do Sindicato dos Padeiros, em tamanho e importância, com a construção da sede central na rua Major Diogo, das subsedes e da Colônia de Férias de Caraguatatuba, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor estrutura para a organização, lutas e lazer dos trabalhadores.

Sob sua liderança, a categoria adquiriu o respeito de diversos segmentos da sociedade e, principalmente, do setor patronal. Além disto, realizou e participou, tanto em nível nacional quanto em nível internacional, de congressos, reuniões, manifestações, debates, seminários, conferências e cursos.

Foi para a porta das fábricas. Promoveu assembléias, liderou greves e lutou junto com os trabalhadores pelos seus direitos, com destaque à conquista do kit de segurança em cilindro de massa, eliminando assim grande parte das mutilações causadas por acidentes de trabalho.

Nunca se omitiu na defesa do setor de panificação como um todo, pois os maiores prejudicados diante de qualquer crise são sempre os trabalhadores. É exemplo desta defesa a pressão exercida junto ao governo Fernando Henrique Cardoso para que o governo federal excluísse o setor do racionamento de energia na época do “apagão”.

Foi um dos principais negociadores junto ao governador Geraldo Alckmin, para obtenção da isenção do ICMS da farinha de trigo, barateando os produtos e garantindo empregos. Chiquinho é ainda membro da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Antecipando-se de forma inédita a uma prática sindical que se tornaria cada vez mais recorrente, ele abriu o Sindicato para a comunidade na perspectiva da inclusão social, por intermédio de uma prática de solidariedade e ações concretas em busca da justiça e da cidadania, tais como a Ação Mulher Cidadã, Dia das Crianças, Natal, Dia Mundial do Pão, Campanha do Agasalho e, em parceria com o então governador Mário Covas, implementou o projeto Sindicato-Criança no âmbito do SOS Criança (que visava garantir qualificação profissional e um futuro digno a jovens em situação de risco social).Em reconhecimento a sua expressiva capacidade política e organizativa, foi eleito Secretário de Organização e Políticas Sindicais no Congresso de Fundação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), dando assim continuidade histórica à sua trajetória político-sindical.

Uma trajetória marcada por lutas e conquistas, tais como: a adoção do seguro-desemprego, do salário mínimo regional, do pagamento das perdas do FGTS causadas pelos expurgos dos planos econômicos, pela massificação do pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e pela valorização do salário-mínimo nacional negociado recentemente com o Governo Lula, resultado das lutas empreendidas por intermédio das quatro Marchas da Classe Trabalhadora a Brasília.

Atualmente, Chiquinho batalha pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e mantém a incessante luta pela recomposição do poder de compra das aposentadorias e pensões.

Recebeu em abril de 2008, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano. Um reconhecimento perante toda a sociedade por suas ações em defesa dos trabalhadores e da população de São Paulo.

Tudo isto faz de Chiquinho Pereira um dos mais respeitados e influentes líderes político-sindicais do Brasil, na luta por uma sociedade mais democrática, igualitária, desenvolvida, pacífica, ambientalmente sustentável e verdadeiramente humana.


FONTE: SINDICATOS DOS PADEIROS –
SÃO PAULO ( http://www.padeiros.org.br )




MINHAS CONSIDERAÇÕES

PREZADO CHIQUINHO PEREIRA,

FOI UMA ENORME SATISFAÇÃO TE CONHECER PESSOALMENTE...
POR OCASIÃO DO PRIMEIRO ENCONTRO DA UGT... AQUI EM JOÃO PESSOA-PB...

SOU PEDRO SEVERINO...

DIRETOR DE FORMAÇÃO SINDICAL DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM DO ESTADO DA PARAÍBA(SINSDER/PB)...

NESTE REFERIDO ENCONTRO DA UGT AQUI NA PARAÍBA...PERCEBI NITIDAMENTE QUE DE FATO...ATRAVÉS DE SUA PESSOA...ESTÁ SURGINDO UMA NOVA LIDERANÇA POLÍTICA...NO BRASIL...

ISTO, ESTOU DIZENDO COM TODA SINCERIDADE...POIS VI EM VOCÊ... POSSUIR UM CONHECIMENTO PROFUNDO EM GEOPOLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL...

NÃO SÓ ISSO...POR SER UM "PENSADOR"... E "IDEALIZADOR"...DA NOSSA "ERA MODERNA"...QUE CERTAMENTE, TRARÁ BENEFÍCIOS SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL..

E ACIMA DE TUDO "JUSTIÇA SOCIAL"...PARA O NOSSO BRASIL ATUAL E DO FUTURO...ENFIM, "DEUS" ESTÁ SENDO...BOM COM O NOSSO BRASIL...

RESPEITOSAMENTE,
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
(DIRETOR DE RELAÇÃO E FORMAÇÃO SINDICAL DO SINSDER/PB
JOÃO PESSOA(PB), 23.07.2009

Um comentário:

  1. Caro Chiquinho Pereira,

    Vinhemos por meio deste parabenizá-lo por mais uma conquista que vossa senhoria alcançou, e que sempre foi e será merecedor deste cargo por ter batalhado bastante pelo bem de todos de um modo em geral. És um guerreiro de corpo e alma, por isto o admiramos pela sua auto-confiança, seu potencial de perseverança, sua capacidade de luta e conquista, entre outras virtudes maiores...
    Sem mais delongas reafirmamos que és um homem de muitos valores pessoais e sociais, e que seguindo em frente todos os ideais almejados pelo senhor serão bravamente realizados!

    Muito sucesso em suas caminhadas.

    Antenciosamente,
    Dalvinha e Nezito.
    Igaracy-PB
    25/10/2009

    ResponderExcluir