SÓLON ALVES DINIZ- SUPERINTENDENTE DO DER/PB
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Estradas do Brasil - Alexandre Garcia
ENTREVISTA DA REVISTA A SEMANA COM SÓLON ALVES DINIZ
Estradas do Brasil - Alexandre Garcia
ENTREVISTA DA REVISTA A SEMANA COM SÓLON ALVES DINIZ
SUPERINTENDENTE DO DER/PB
DER/PB: RECUPERANDO ESTRADAS...
Com a expectativa de contar com empréstimo da Corporação Andina de Fomento (CAF), da ordem de R$ 300 milhões, a direção do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) tem projeto de construir 600 km de novas rodovias pavimentadas e restaurar mais 400 km de asfalto, ampliando e melhorando a malha rodoviária estadual, que atualmente tem cerca de 2.500 km. Esta é a meta da nova direção do órgão, que tem dotação orçamentária de R$ 35 milhões para este ano e com a operação de crédito, a partir de outubro, passaria a contar ainda em 2009 com mais R$ 53 milhões.
O órgão atualmente é administrado pelo engenheiro Sólon Alves Diniz, funcionário de carreira que ingressou no órgão em 1981. O DER cuida das estradas e dos quatro terminais rodoviários. No de João Pessoa está sendo iniciado o trabalho de recuperação, com valor estimado em R$ 350 mil. Ali transitam diariamente 6 mil pessoas, que usam 160 linhas operadas por 41 empresas de ônibus. Apesar do fluxo de passageiros e das receitas de aluguéis de boxes, o órgão é deficitário.
Conhecedor dos problemas a serem enfrentados tanto nas estradas como nos terminais, Sólon Diniz prepara também a regularização das concessões das linhas estaduais de ônibus que devem ser licitadas em 2010.
- Qual foi a principal preocupação?
- Eu já sabia como estava a situação das rodovias que compõem a malha rodoviária do Estado. Elas estavam muito precárias. E sabia também que o equipamento que a gente dispõe para a recuperação da rodovia estava totalmente sucateado. Esta era a nossa maior preocupação de implementar ações para dar conforto ao usuários das rodovias estaduais.
- Quais são os pontos críticos da malha rodoviária estadual?
- São Princesa Isabel/ Maturéia; São José de Piranhas / Bonito de Santa Fé; Araçagi/ Itapororoca/ Mamanguape; Pilões/Areia. Estas são as piores situações no Estado.
- Esses trechos vão ser recuperados este ano?
- Eles estão na programação deste ano, menos os trechos São José de Piranhas/ Monte Horebe/Bonito de Santa Fé, mas o governador me procurou para encontrar uma solução para esse trecho.
- Como está a situação da Ponte da Batalha, no acesso a Sapé, e da Ponte do Boi Morto, em Aparecida?
- Como está a situação da Ponte da Batalha, no acesso a Sapé, e da Ponte do Boi Morto, em Aparecida?
- A Ponte da Batalha está em fase de conclusão. Foi feita a recuperação de três colunas. A quarta não foi feita porque o rio aumentou o nível da água e a empresa teve que suspender os serviços. Na parte superior (a laje), ela foi alargada em 1,30m para cada lado. Foi concretada e está pronta... A empresa está liberando para veículos leves por qonta da ultima coluna que não foi recuperada. Quanto à Ponte do Boi Morto , em Aparecida , o Governador Maranhão autorizou a licitação da obra, porque, ela perdeu a característica de emergencial. A obra está sendo realizada pela Secretaria de Infra-estrutura. Recentemente, quando as águas baixaram, fizemos um desvio provisório. Existia uma passagem molhada que as águas das chuvas quebraram. Nós fizemos uma solução emergencial com aterro, colocando alguns tubos que ainda ficaram no local e agora o tráfego está precário, mas, normalmente, sem precisar usar baldeação com canoas para passar de uma margem para outra.
- Por conta das chuvas, quais são os municípios que ainda estão com dificuldades de acesso e trechos danificados na malha rodoviária?
- As piores situações foram Poço José de Moura, Santarém, Vista Serrana, Cacimba de Areia, mas, hoje, todas estão com trafego normal. Fizemos aterros que foram danificados pelas chuvas. Houve trechos muito complicados como poço José de Moura, que foram levados cereca de 50 metros e passa muita água no local., Eu mesmo atravessei de canoa. A gente tem paciência para esperar baixar um pouco, porque não tinha de fechar o aterro, abrimos um desvio provisório por Triunfo, e eles não ficaram ilhados. E, quando as águas baixaram refizemos aterros e, hoje, o trafego está normal.
- Alguns municípios não têm o acesso pavimentado. Existe alguma programação para fazer a ligação destas cidades com estradas principais.
- Existem na programação do empréstimo que está para ser liberado da CAF – Corporação Andina de fomento. São 53 municípios que não tem acesso asfaltado. Eles têm 203 mil habitantes. Vinte e oito serão contemplados nesta operação. Ainda restam 25 sem estradas asfaltadas. Para atender a tosos, seria necessário pavimentar 876 km de estradas.
- Qual estrutura que o DER/PB dispõe em termos de Residências Regionais, Máquinas e Corpo Técnico?
- Nós temos um corpo técnico bom, engenheiros qualificados, faltando a parte operacional, onde temos deficiência em relação a operadores e motoristas,, pois uns foram se aposentando e outros morrendo. Nunca o houve um concurso no DER/PB. Nossos funcionários, são, praticamente todos, acima de 50 anos! Temos encontrado dificuldade em relações algumas funções. Quanto aos operários para serviços de recuperação de rodovias. Também, temos muitas dificuldades hoje. Temos oito Residências Rodoviárias... E em todas temos pessoal qualificado, engenheiros, pessoal técnico bom, mas, temos deficiência de operadores, motoristas e operários. O maquinário está totalmente sucateado. Tinha residência rodoviária que não tinha nenhum equipamento funcionando. Empreendemos um esforço muito grande... E com certa habilidade dos nossos funcionários, conseguimos recuperar boa parte destes equipamentos. São tratores, pás carregadeiras, esteiras, moto niveladoras, caminhões caçambas, caminhões transportes, enfim, tudo que necessita para a recuperação das estradas da Paraíba.
- O Terminal Rodoviário de João Pessoa tem tarifas e receita própria. Esta receita cobre os custos de operação e manutenção da Rodoviária?
- Não. Ela tem arrecadação, mas, é totalmente, deficitária.
- As companhias que usam o Pátio não pagam?
- Temos os alugues dos boxes e as empresas de ônibus que atrasam o pagamento. É um problema sério. Porque nós temos lá um prejuízo mensal muito alto. Agora, existe cobrança judicial, porque é obrigação nossa . Não podemos deixar que a pessoas paguem e fique por isso mesmo. São 41 empresas e 160 linhas.
- Há excesso de funcionário lá?
- Não, o pessoal, para cobrir o trabalho, foi falta de manutenção mesmo! Nesses seis anos que passaram o Terminal rodoviário de João Pessoa, esteve totalmente abandonado! E, não foi por falta de administração do nosso pessoal, mas, foi falta de investimento na estrutura do Terminal Rodoviário... Ali passam em média 6 mil pessoas por dia...
- Além do Terminal de Rodoviário de João Pessoa, qual outro que está com problema?
- O terminal Rodoviário, de Guarabira está em situação parecida com o de João Pessoa, mas o de Campina Grande e de Cajazeiras estão em boas condições de funcionamento. O governador Maranhão também m já me autorizou fazer o levantamento em Guarabira por que ele também vai ser recuperado. Não sei se este ano, por falta de dotação...
- Como fica o combate dos “Alternativos”... no terminal rodoviário de João Pessoa?
- Nós temos uma diretoria de transporte que cuida do controle do trafego rodoviário. Existe a fiscalização desta diretoria e isso é ilegal, mas existe lei regulamentando, então eles multam...
- Sabe-se que houve uma grande da CIDE(Contribuição de intervenção do domínio Econômico) . Ela abalou muito o DER/PB?
- Abalou. Para se ter uma idéia, no ano pasado, a CIDE tinha uma arrecadação de R$ 6 milhões por trimestre e no final do ano ela caiu para R$ milhões! Em Janeiro deste ano de 2009 recebemos R$3,8 milhões, em Abril recebemos apenas R$380 mil. Isso se refere ao primeiro trimestre de ano! Caiu para um décimo da pior arrecadação! Em relação ao melhor valor foi uma queda enorme: 100%... A gente chegou a ter aqui muitos acessos das cidades...O quilômetro de rodovia custa R$ 300 mil, dentro do nosso padrão e R$ milhões é muito coisa. Mas, nos deram sinal de que está recuperando...
- Com a queda da arrecadação da CIDE, como está a expectativa de receita para este ano?
- Para este ano este ano de 2009 está no empréstimo que o Governo da Paraíba contraiu junto à corporação Andina de fomento(CAF), da ordem de US$100 milhões , com mais de 54 milhões de contrapartida do Governo o que da em torno de R$ 300 milhões. O empréstimo está aprovado e sendo analisado pela Procuradoria da Fazenda Nacional e em seguida passa pela aprovação do Senado Federal por se trata de recursos internacionais e, segundo Governador José Maranhão se que estes recursos financeiros estiverem à nossa disposição em Outubro deste ano de 2009. Além de outros benefícios, ele vai contemplar a pavimentação de 600 km de novas rodovias e restauração de mais 400km, perfazendo um total de 1.000 km. Ele engloba toda a Paraíba.
- O que será feito na “SEDE DO DER/PB”?
- Como disse, a nossa esperança é esse empréstimo que também, com ele vai contemplar a recuperação da Sede do DER/PB E das oito “RESIDÊNCIAS RODOVIÁRIAS”...Além da aquisição de máquinas e equipamentos para reforçar e melhorar o atendimento das rodovias...
- As Empresas Permissionárias estão com as concessões em dia?
- Não, inclusive estamos com processo judicial autorizado licitar todas estas linhas até 2010... Por que elas estão hoje operando de forma irregular... nós pretendemos cumprir a determinação da Justiça da Paraíba...E estamos tomando todas as providências. A primeira no sentido de legalizar. Provisoriamente, está sendo preparado um “Termo de Adesão”...Para a Empresas permissionárias...enquanto, se procede a processo licitatório...São 41 Empresas permissionárias e 160 linhas...
FONTE:
REVISTA A SEMAMA
( http://www.portalasemana.com/revista/ )
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