100 anos do Movimento Sindical no Brasil
HISTÓRICO DA UGT-UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES.
A UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES ‑ UGT é uma associação civil com prazo indeterminado de duração, com jurisdição em todo território brasileiro e representação em todos os Estados. É entidade de grau máximo de representação sindical e tem a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores.
É uma organização sindical formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical - SDS e Central Autônoma de Trabalhadores - CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, ocasião em que foi eleita a 1ª executiva nacional para um mandato de 4 anos tendo como presidente Nacional, o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador. A UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.
REPRESENTATIVIDADE
Hoje contamos com 765 entidades sindicais filiadas sendo:
· 468 sindicatos de base validados;
· 269 sindicatos filiados (em processo de validação)
·
26 Federações nacionais /regionais e estaduais;
· 02 confederações nacionais;
A nossa representação hoje é de cerca de 4,5 milhões de trabalhadores (dos quais 33% são sindicalizados, o que corresponde a 1,5 milhões de trabalhadores sindicalizados).
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
· A UGT é filiada à CSI – Confederação Sindical Internacional, com sede em Bruxelas e à CSA – Confederação Sindical das Américas, com sede no Brasil.
A UGT tem representantes no Comitê Executivo Mundial da CSI e no Comitê Executivo da CSA.
A UGT tem a vice-presidência na Comunidade Sindical de Países de Língua Portuguesa – CSPLP, constituída por centrais sindicais dos países de língua portuguesa.
A UGT participa da COORDENADORA DE CENTRAIS SINDICAIS DO CONE SUL ‑ CCSCS (que reúne centrais sindicais do BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI e CHILE), onde se discute as questões de integração regional, unificação das relações trabalhistas e previdenciárias e todas as questões relacionadas a políticas de emprego no âmbito do Mercosul, entre outros temas.
A UGT é titular do Subgrupo ‑ 10 do Mercosul, atuando nas suas três Comissões (Relações de Trabalho; Emprego, Migrações, Qualificação e Formação Profissional; Saúde, Segurança no Trabalho, Inspeção no Trabalho e Seguridade Social).
A UGT é membro titular do Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul - FCES.
· A UGT tem representação no Conselho de Administração da Organização Interncional do Trabalho – OIT e participa anualmente como delegado oficial dos trabalhadores nas conferências da OIT, que se realizam em Genebra – Suíça.
A UGT tem convênios de intercambio e cooperação técnica internacional com centrais sindicais de vários países, entre eles destacamos: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Itália, Holanda, Espanha, Portugal, Israel, Argentina, dentre outros.
PROGRAMAS SOCIAIS
A UGT tem representação no INSPIR – Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial;
· A UGT desenvolve pesquisas de emprego e desemprego, com objetivo de subsidiar os projetos e os estudos das entidades sindicais filiadas.
A UGT TEM REPRESENTAÇÃO NOS SEGUINTES CONSELHOS:
Nacionais:
· Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT / MTE
· Conselho Curador do FGTS / MTE
· Conselho Nacional da Previdência Social / MPS
· Conselho Nacional de Imigração / MTE
· Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social – CCFDS / MCid.
· Conselho Nacional da Juventude / SG – PR
· Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil - CONAETI / MJur
Internacionais:
Conselho de Administração da OIT
Confederação Sindical Internacional – CSI
Confederação Sindical das Américas – CSA
Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul – CCSCS
Fóro Consultivo Econômico Social do Mercosul
Conselho dos Trabalhadores do Cone Sul
Comissão Sócio-Laboral do Mercosul
Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul
Estaduais/Municipais:
A UGT ainda participa nos âmbitos estaduais e municipais de:
Comissões
Câmaras Técnicas
Fóruns
Grupos de Trabalho
Grupos Técnicos
Comitês de Assessoramento
São Paulo Confia (Banco Popular da Cidade de São Paulo)
Outros Colegiados
FONTE:
Secretaria Geral da UGT Nacional
OUTUBRO / 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário