quinta-feira, 30 de julho de 2009

HISTÓRICO DA UGT-UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES.


VÍDEO SOBRE...



Clip 2 - Seminário Nacional da UGT -
100 anos do Movimento Sindical no Brasil






HISTÓRICO DA UGT-UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES.



A UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES ‑ UGT é uma associação civil com prazo indeterminado de duração, com jurisdição em todo território brasileiro e representação em todos os Estados. É entidade de grau máximo de representação sindical e tem a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores.

É uma organização sindical formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical - SDS e Central Autônoma de Trabalhadores - CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, ocasião em que foi eleita a 1ª executiva nacional para um mandato de 4 anos tendo como presidente Nacional, o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador. A UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.


REPRESENTATIVIDADE

Hoje contamos com 765 entidades sindicais filiadas sendo:

· 468 sindicatos de base validados;
· 269 sindicatos filiados (em processo de validação)
·

26 Federações nacionais /regionais e estaduais;
· 02 confederações nacionais;

A nossa representação hoje é de cerca de 4,5 milhões de trabalhadores (dos quais 33% são sindicalizados, o que corresponde a 1,5 milhões de trabalhadores sindicalizados).




RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

· A UGT é filiada à CSI – Confederação Sindical Internacional, com sede em Bruxelas e à CSA – Confederação Sindical das Américas, com sede no Brasil.
A UGT tem representantes no Comitê Executivo Mundial da CSI e no Comitê Executivo da CSA.


A UGT tem a vice-presidência na Comunidade Sindical de Países de Língua Portuguesa – CSPLP, constituída por centrais sindicais dos países de língua portuguesa.

A UGT participa da COORDENADORA DE CENTRAIS SINDICAIS DO CONE SUL ‑ CCSCS (que reúne centrais sindicais do BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI e CHILE), onde se discute as questões de integração regional, unificação das relações trabalhistas e previdenciárias e todas as questões relacionadas a políticas de emprego no âmbito do Mercosul, entre outros temas.

A UGT é titular do Subgrupo ‑ 10 do Mercosul, atuando nas suas três Comissões (Relações de Trabalho; Emprego, Migrações, Qualificação e Formação Profissional; Saúde, Segurança no Trabalho, Inspeção no Trabalho e Seguridade Social).

A UGT é membro titular do Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul - FCES.

· A UGT tem representação no Conselho de Administração da Organização Interncional do Trabalho – OIT e participa anualmente como delegado oficial dos trabalhadores nas conferências da OIT, que se realizam em Genebra – Suíça.

A UGT tem convênios de intercambio e cooperação técnica internacional com centrais sindicais de vários países, entre eles destacamos: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Itália, Holanda, Espanha, Portugal, Israel, Argentina, dentre outros.


PROGRAMAS SOCIAIS

A UGT tem representação no INSPIR – Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial;

· A UGT desenvolve pesquisas de emprego e desemprego, com objetivo de subsidiar os projetos e os estudos das entidades sindicais filiadas.


A UGT TEM REPRESENTAÇÃO NOS SEGUINTES CONSELHOS:

Nacionais:

· Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT / MTE

· Conselho Curador do FGTS / MTE

· Conselho Nacional da Previdência Social / MPS

· Conselho Nacional de Imigração / MTE

· Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social – CCFDS / MCid.

· Conselho Nacional da Juventude / SG – PR

· Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil - CONAETI / MJur


Internacionais:

Conselho de Administração da OIT

Confederação Sindical Internacional – CSI

Confederação Sindical das Américas – CSA

Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul – CCSCS

Fóro Consultivo Econômico Social do Mercosul

Conselho dos Trabalhadores do Cone Sul

Comissão Sócio-Laboral do Mercosul

Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul



Estaduais/Municipais:
A UGT ainda participa nos âmbitos estaduais e municipais de:

Comissões

Câmaras Técnicas

Fóruns

Grupos de Trabalho

Grupos Técnicos

Comitês de Assessoramento

São Paulo Confia (Banco Popular da Cidade de São Paulo)

Outros Colegiados





FONTE:
Secretaria Geral da UGT Nacional
OUTUBRO / 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário